domingo, 5 de setembro de 2010

Histórico de Criação da Escola

O Colégio Pio XII foi fundado em 1961, pelo Convento Nossa Senhora da Piedade, situado à Praça 13 de Maio em Salvador no Estado da Bahia, na pessoa de Frei Maurício de Mercatello (Frade Franciscano) e foi incorporado à Rede de Ensino Estadual pela portaria 2535 publicada no D.O. BA de 08/04/1980. Sua fundação teve como objetivo atender a população mais carente do município e cidades circunvizinhas.

O início da construção deu-se no dia 23 de abril de 1961. Enquanto isso, a escola funcionava, provisoriamente, na Casa Paroquial, situada à Rua 15 de Novembro, oferecendo apenas os cursos de 3º, 4º e 5º ano primário. Sua inauguração foi no dia 19 de novembro de 1961.

A partir de 1962 a Escola passou a funcionar na Av. Pio XII com o primário completo e o antigo curso ginasial, da 1ª a 4ª série. Em 1963, passou a funcionar em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Como os Capuchinhos não tinham condições financeiras de manter a escola, passou para a responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, em 1979, quando teve sua autorização para funcionar CONFIRMADA pelo ofício nº 1488 da Inspetoria Seccional de Salvador, RATIFICADA pela Portaria nº 1590 da Secretaria de Educação, publicada no D. O. BA de 06/05/1969, RENOVADA para o 1º Grau pela Resolução CEE nº 528/79, publicada no D.O. BA, de 20 e 2101/1979 que ao mesmo tempo AUTORIZOU a implantação do 2º Grau com as habilitações de Magistério de 1º Grau, de 1ª a 4ª série, até 2001 e a de Técnico em Contabilidade que foi extinto em 1998 e, finalmente, a escola foi RECONHECIDA pela Resolução CEE nº 1.118/83, publicada no D. O. BA de 26 e 27/02/ 1983. De 2001 a 2006 o curso de magistério ganha a denominação de Ensino Médio Modalidade Normal.

O Colégio Pio XII possui dois anexos: o primeiro situado em Itiúba, possui 05 turmas de Ensino Médio, modalidade regular e o segundo, situado no Baixão de Ipiúna, com 02 turmas.

Em 2009, foi implantado o curso Técnico em Agroindústria, de acordo com a portaria nº 13.574 de 07 de novembro de 2008, que orienta o processo de matrícula na Rede Estadual. Ainda em 2009 foi contemplado com o PROJOVEM URBANO, Programa Trilha, oferecendo o curso de Agroextrativismo. Serão beneficiados jovens que vivem na zona rural e urbana, com idade entre 18 e 29 anos. O programa atua em três frentes: elevação da escolaridade, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Os inscritos no curso (que terá duração média de um ano e meio), recebem uma bolsa de R$100,00 (cem reais).

Foi implantado em 2010 o Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência com Novos Tempos e Espaços de Aprendizagem que no Colégio Pio XII recebeu a denominação de Projeto Caminhar, isso porque foi identificado um crescente número de alunos dependentes em diversas matérias e defasados em relação à idade e a série que cursavam.

O Secretário de Educação torna público pela PORTARIA N.º 12.712/08 do Diário Oficial da Bahia de 18 e 19/10/2008, com fundamento no Art. 18 da Lei nº 8.261 de 29/05/ 02 e nos artigos 12 e 24 do Decreto nº 11.218 de 18/09/2008 que RESOLVE aprovar o Regulamento do Processo Seletivo Interno de candidatos aos cargos de Diretor e de Vice-Diretor de Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino. Assim, foi realizada pela primeira vez, em 17/12/2008, a eleição direta para gestores no Colégio Pio XII, com a participação de toda a comunidade escolar, sendo eleitos os professores: Maria Nelma Porto da Silva, Lélia Márcia S. Souza, Samara Macêdo de Almeida e Paulo dos Santos Andrade, tomando posse em 17/01/2009.

O colégio até hoje teve cinco diretores: Frei Lucas de Queimadas, Frei Serafim do Amparo, Frei Mariano de Inhambupe, Sônia Ma. Cardoso da Guarda e Maria Nelma P. da Silva.

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